sábado, 16 de janeiro de 2010

1. Vila Valença, Boa Vista e Gonzaguinha

AMPLIE A IMAGEM CLICANDO NAS FOTOS


Feita provavelmente no início dos anos 60, a imagem focaliza três bairros vizinhos: parte do Boa Vista (à esquerda), parte do Gonzaguinha (à direita e no segundo plano em direção à Baía) e uma pequena parte da Vila Valença, praticamente ainda não ocupada e isolada pela linha do trem. As ruas Marechal Deodoro e Quintino Bocaiúva (paralelas à linha) ainda não era pavimentadas, tendo poucas construções.

A imagem foi obtida no Morro do Itararé
permitindo identificar mais quatro ruas: Rangel Pestana, Gonçalo Monteiro, Floriano Peixoto e Freitas Guimarães (antes da Presidente Wilson). Os três edifícios que aparecem são os mais antigos dessa parte do bairro e tinham apenas três andares: três na rua Gonçalo Monteiro (respectivamente Jangada, Marco Aurélio e Primavera, este último na esquina com a Freitas Guimarães) e o terceiro (Itanhaém, vizinho de uma antigo sobrado de uma família de japoneses), mais à direita ao fundo, na esquina da Freitas com a Floriano Peixoto.

Tanto na orla quanto na avenida Presidente Wilson
ainda predominavam as casas de veraneio, bastante arborizadas. Os terrenos vazios seriam ocupados mais tarde, a maioria na década seguinte por casas mais modernas e prédios de pequeno e médio porte. Também no final década de 1960 junto à linha da trem surgiriam dois edifícios de muitos andares como o Aliança(pastilhas verde e amarelo), na rua Rangel Pestana; e o Danúbio (azul claro), na Quintino Bocaiúva. Note-se que a foto foi feita no momento em uma locomotiva cortava a paisagem em direção ao Itararé e Santos.

Nenhum comentário: