quinta-feira, 16 de junho de 2011

Casarão da Pres. Wilson poderá ser tombado

Patrimônio histórico: casarão foi construído na década de 1930 pode ser demolido e virar supermercado



Uma liminar (decisão judicial provisória) concedida ontem pela Justiça impede a alteração ou demolição da casa do número 344 da Avenida Presidente Wilson, em São Vicente. A ação partiu da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-São Vicente). Para avaliar o estado e as características do imóvel, a OAB pediu ao historiador Waldir Rueda que fizesse um laudo histórico no local. O último registro apontou para o ano de 1941, com o nome da família Grieeg nas escrituras. Mas Rueda afirma que ela é mais antiga do que isso ­ provavelmente, foi construída nos anos 30, talvez ainda no período cafeeiro. Com seus 51 metros de frente e 50 metros de lateral e um jardim que é muito procurado pelos passarinhos, o espaço fica em local nobre na via vicentina. O ex-prefeito de São Vicente, Jonas Rodrigues, inclusive, morou nessa casa na década de 1960, segundo o levantamento do especialista. "Quando vi a casa, fui atrás de dados e descobri que ela é a última de seu tipo nos arredores da Avenida Presidente Wilson. Todas as outras já foram abaixo. A primeira vila do Brasil precisa proteger seu patrimônio",alerta Rueda.


A Tribuna – 16/06/2011

2 comentários:

Anônimo disse...

Se formos observar com um olhar mais crítico, notaremos que São Vicente não tem história nas suas construções. Todas foram demolidas para especulação imobiliária.Veja a rua Visconde do Rio Branco com seus casarios antigos só sobrou uma que está a venda. Depois que o Marcio França "vendeu" a Praça do Correio para o McDonald, tudo é possível

Gustavo Godoy Guslot disse...

O Ex-Prefeito Jonas Rodrigues não morou nessa casa. Ele viveu com a familia até o seu falecimento no final dos anos 90 na casa ao lado, onde hoje está instalada uma imobiliária (entre essa casa e colégio Notre Dame).